segunda-feira, 10 de junho de 2013

Visitações e Inquisição

Antônio da Silva Deserto, morador de Vila Rica,  foi o primeiro familiar nomeado pelo Santo Ofício em território mineiro em 1717. Apesar de ter sido nomeado ainda no segundo decênio do século XVIII encontramos apenas um registro da ação deste visitador em território mineiro em 1733 contra o Vigário Nicolau Tavares.  mç. 59, doc. 1223 Ape

Desta forma, identificamos como a primeira ação regularizadora sistematicamente desenvolvida no território mineiro as visitações organizadas pelo Bispado de São Sebastião iniciadas no ano de 1721. 

As devassas nos dão uma ideia da precariedade no espaço colonial. A vida da população era controlada, em todos os aspectos, pelos olhos da comunidade. Praticamente não existiam anônimos. As pessoas conheciam-se por alcunhas, parentesco, ocupações, características físicas e condições sociais. 

Sobre as consciencias e, consequentemente, sobre os comportamentos, as visitações eclesiásticas e a presença do editais e familiares do Santo Ofício exerciam eficaz vigilância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário