terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ourives e prataria do século XIX - P Coroa, L Coroa e 10 Dinheiros

Prata: um metal precioso

A prata é, juntamente com o ouro, um metal precioso usado por homens e mulheres desde a antigüidade.

A prata possui variadas gradações que indicam o seu nível de pureza.
A prata pura ou prata fina possui o teor de pureza igual a 1000 e não se usa na fabricação de jóias,  a não ser em casos especiais como filigrana. Peças confecciondas com prata 1000 ficam com um grau de dureza muito baixo e se arranham ou se machucam facilmente.
As ligas mais usadas são:

• Prata 950 - contém 5% de cobre. É a ideal para a fabricação de jóias artesanais. Apresenta alto brilho e ótimo grau de dureza.

• Prata 925 - Contém 7,5% de liga de cobre.

• Prata 90 ou 900 - é a de menor valor. Depois de fundida, em altas temperaturas, é usada para banhar objetos de latão, de cobre, de ferro e de estanho, entre outros metais.


Prata de Lei


No século XIII, o rei de Portugal Dom Afonso II promulgou uma lei que punia severamente quem alterasse o teor da mistura da prata.


Era em conformidade com essa lei a liga de prata que contivesse, no mínimo, 80% de prata pura em sua composição.
Esse termo, prata de lei, é usado, ainda hoje, para denominar os diversos tipos de ligas de prata, especialmente as chamadas “pratas baixas”, as ligas com teor inferior a 925 gramas de prata por mil gramas.
Atualmente, existem no mercado objetos prateados procedentes de países do Oriente como a Coréia, a China e a Indonésia. São produtos industrializados dos quais se produzem milhares de peças repetidas.
Além do banho de prata, esses objetos recebem uma camada de verniz especial que impede a oxidação durante cerca de 12 meses, dependendo dos cuidados. Esses objetos, se usados no dia-a-dia, podem perder o brilho rapidamente .

Entretanto existe boa prataria portuguesa à disposição de compradores. Estas peças trazem na parte de trás as iniciais do ourives e a marca: "P Coroa" fabricado no Porto, "L Coroa" fabricado em Lisboa e "10 Dinheiros" fabricado no Brasil, provavelmente depois da vinda da Corte em 1808.

3 comentários:

  1. Graças caríssimo Professor Fabrício

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, alguém me pode dar uma ajuda e dizer quanto poderão valer 6 colheres com esta marca? Obrigada

    ResponderExcluir