terça-feira, 4 de maio de 2010

Tradições Italianas no Brasil


Você sabia que todos os dias ao se despedir você fala uma palavra italiana? Despedir-se com um "tchau" não vem da língua portuguesa.

Poisé, diversos costumes ítalos estão tão enraizados em nossa cultura que nem percebemos. Tomar um bom café espresso em casa por exemplo. Não é por acaso que eu e a Jéssyca, sempre que temos oportunidade jantamos na casa Di Itália de Juiz de Fora.

Outro costume italiano incorporado por nós é a tradição do nhoque da fortuna. Reza a lenda que comer a massa nos dias 29 traz prosperidade. A história começou quando São Pantaleão, em um dia 29, pediu abrigo na casa de um casal de camponeses muito humildes. Apesar das dificuldades, os dois o abrigaram e dividiram a pouca comida que tinham com o santo: nhoque. O homem agradeceu e se foi. Embaixo do prato, o casal encontrou moedas de ouro. Assim, nasceu o nhoque da sorte, também conhecido como nhoque da fortuna.

Para que dê certo, faça a massa no dia 29. Embaixo do prato, coloque qualquer nota ou moeda. Separe sete nhoques e, para cada um, faça um pedido. Coma-os primeiro e depois saboreie o restante do prato. Não custa tentar!

Ingredientes:

Um quilo de batata
500 gramas queijo ralado
300 gramas farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Três ovos (duas gemas e um ovo inteiro)
Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até que se forme uma massa homogênea e lisa. Polvilhe farinha de trigo na massa, faça tiras e corte-as em cubos. Cozinhe os cubos em água fervente. Retire os cubinhos com uma escumadeira assim que eles boiarem e coloque-os em uma bacia cheia de água com gelo. Retire a massa da água e reserve para servir com o molho que desejar.

Rendimento: seis porções

*Receita cedida pelo chef Paolo Neroni, do restaurante Margutta.

Esse artigo é uma homenagem a minha namorada que tem ascendência italiana por parte de dois tetravós: Finamore e Faranne.

Um comentário:

  1. Igor! Também tenho ascendência por parte dos mesmo tetravós! Como posso conversar com você? Podes me passar seu e-mail?

    ResponderExcluir