domingo, 16 de setembro de 2012

Renovada, Casa da Moeda brasileira conquista mercado na América Latina

Rua Direita do Rio de Janeiro em aquarela de Thomas Ender. ACG01828. BANDEIRA, Júlio; WAGNER, Robert. Viagem ao Brasil nas aquarelas de Thomas Ender: 1817-1818. Petrópolis: Kappa Editorial, t.2, p. 405.
A Casa da Moeda foi instalada no Brasil pela carta de lei de 8 de março de 1694, durante o reinado de D. Pedro II (de Portugal), com a finalidade de cunhar moedas para circular na colônia. Inicialmente estabelecido em Salvador, o órgão foi transferido para outras localidades em diversas ocasiões, atendendo à necessidade de suprir o meio circulante em regiões de maior desenvolvimento econômico e também como forma de evitar ataques de corsários.(GONÇALVES, 1989, p. 138).

Por fim, em 1868, estabeleceu-se no Rio de Janeiro. Esta que é uma das mais antigas instituições do país vem conquistando o mercado latino americano. Impulsionada por tecnologia de ponta, produz 4 bilhões de notas. Parte da produção de Pesos Argentinos e Bolívares Venezuelanos é fabricada pela casa da Moeda do Brasil. Segundo o site oficial, a vida útil de uma cédula é, em média, de 1 ano e 2 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário